Efeito da fermentação fúngica no teor de compostos fenólicos em casca de café robusta
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n2p777Palavras-chave:
Coffea canephora, Compostos bioativos, Fermentação em estado sólido, Penicillium purpurogenum.Resumo
A casca de café é um subproduto abundante gerado pela indústria cafeeira, que pode ser usado para a produção de compostos fenólicos com alto valor agregado. Na atualidade, este resíduo não possui utilização comercial, devido à presença de compostos antinutricionais e é retornado ao solo ou queimado. O objetivo deste trabalho foi a avaliação do teor de compostos fenólicos na casca de café Robusta, a adequação deste resíduo como substrato para processos fermentativos, assim como, a avaliação da influência da fermentação fúngica em estado sólido na obtenção de compostos fenólicos a partir desse resíduo. Foi estudado o uso de diferentes solventes na extração dos polifenóis. O teor de compostos fenólicos na casca de café variou desde 96,9 até 159,5 mg de ácido gálico (AG)·g-1 substrato dependendo do solvente usado. O melhor solvente foi a acetona portanto, o mesmo foi selecionado para as extrações. Foi avaliado o efeito da fermentação em estado sólido na liberação dos compostos fenólicos, usando o fungo filamentoso Penicillium purpurogenum. O conteúdo de fenólicos totais aumentou de 159,5 até 243,2 mg AG·g-1 substrato por efeito da fermentação em estado sólido.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.