Índice de dispersão de agregados de um Latossolo Vermelho distroférrico cultivado com cana sob aplicação de vinhaça
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n4Suplp2347Palavras-chave:
Ultrassom, Cana-de-açúcar, Estabilidade de agregados.Resumo
As usinas de álcool e açúcar geram resíduos, sendo um deles a vinhaça a qual necessita de destino adequado. Uma das alternativas é a aplicação deste resíduo para melhoria de atributos do solo. Objetivouse com esse trabalho avaliar o efeito da vinhaça na agregação do solo, em três épocas de coleta e a produtividade da cana-de-açúcar cultivada. O estudo foi realizado em área cultivada com cana soca de terceiro ano em um Latossolo Vermelho distroférrico, de textura franco argilo arenoso no município de Ponta Porã, MS. O delineamento experimental foi de blocos casualizados, com cinco repetições, em parcelas sub-subdivididas, sendo quatro doses de vinhaça (0; 450; 600 e 750 m3 ha-1), quatro camadas (0,0-0,05; 0,05-0,10; 0,10-0,20 e 0,20-0,40 m), e três épocas de coleta, aos 38, 75 e 111 dias após aplicação das doses de vinhaça, em parcelas de 24 m2 (6m x 4m). Para a determinação do índice de dispersão dos agregados (ID) foram obtidas amostras de solo com estrutura preservada aos 38, 75 e 111 dias após aplicação das doses de vinhaça. Nas maiores doses de vinhaça o teor de potássio, de matéria orgânica e a estabilidade dos agregados aumentou e o índice de dispersão dos agregados diminuiu.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.