Desenvolvimento de plantas de Desenvolvimento de plantas de girassol sob diferentes condições de fornecimento de água

Autores

  • Carla Cristina Dutra Universidade Federal da Grande Dourados
  • Eber Augusto Ferreira do Prado Universidade Federal da Grande Dourados
  • Leandro Ramão Paim Universidade Federal da Grande Dourados
  • Silvana de Paula Quintão Scalon Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n6Supl1p2657

Palavras-chave:

Ácido abscísico, Estresse hídrico, Etileno, Helianthus annuus, Hipoxia.

Resumo

A falta ou excesso de água no solo são prejudiciais ao desenvolvimento das plantas. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar o crescimento de plantas de girassol em diferentes capacidades de retenção de água (CRA). O experimento foi realizado em casa de vegetação, com a variedade de girassol Embrapa 122/V-2000, sob o delineamento experimental em blocos casualizados com quatro tratamentos (60% CRA, 80% CRA, 100% CRA e condição de alagamento) e quatro repetições. As plantas foram avaliadas semanalmente entre os estádios V6 (caracterizado pela presença de seis folhas com no mínimo 4,0 cm) ao R4 (inicio da florescência). Avaliou-se a altura das plantas, diâmetro de caule, teor de clorofila, matéria seca das folhas, do caule, da parte aérea e das raízes, número de folhas, área foliar, e a relação entre a matéria seca da raiz e da parte aérea. Os resultados mostraram que as plantas de girassol apresentaram maior altura e diâmetro de colmo quando submetidas à maior disponibilidade de água. Nos tratamentos com estresse hídrico o aumento do teor de clorofila foi limitado, e nos tratamentos com maior disponibilidade hídrica o teor inicialmente aumentou, mas, nas últimas avaliações decresceu. Apesar da relação raiz/parte aérea ter apresentado maiores valores para o tratamento 60% da CRA, a área foliar, número de folhas, matéria seca do caule, da raiz, e da folha apresentou menores valores a 60% da CRA. Portanto, o melhor desenvolvimento dessas plantas foi observado quando submetidas a 80 e 100% da CRA.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carla Cristina Dutra, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação e Agronomia/Produção Vegetal, Faculdade de Ciências Agrárias, FCA, Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Dourados, MS.

Eber Augusto Ferreira do Prado, Universidade Federal da Grande Dourados

Mestrando do Programa de Pós-Graduação e Agronomia/Produção Vegetal, FCA, UFGD, Dourados, MS.

Leandro Ramão Paim, Universidade Federal da Grande Dourados

Mestrando do Programa de Pós-Graduação e Agronomia/Produção Vegetal, FCA, UFGD, Dourados, MS.

Silvana de Paula Quintão Scalon, Universidade Federal da Grande Dourados

Profª Drª. do Programa de Pós-graduação em Agronomia, Produção Vegetal, FCA, UFGD, Dourados, MS. E-mail:

Downloads

Publicado

2012-12-20

Como Citar

Dutra, C. C., Prado, E. A. F. do, Paim, L. R., & Scalon, S. de P. Q. (2012). Desenvolvimento de plantas de Desenvolvimento de plantas de girassol sob diferentes condições de fornecimento de água. Semina: Ciências Agrárias, 33(6Supl1), 2657–2668. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n6Supl1p2657

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)