Desenvolvimento vegetativo de híbrido de orquídea em diferentes substratos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n6p2109Palavras-chave:
Propagação, Orchidaceae, Plantas ornamentais.Resumo
A produção de orquídeas é uma atividade em crescente expansão nos mercados nacional e internacional, tornando-se evidente a necessidade de informações que permitam a otimização do seu cultivo. Para a produção comercial de orquídeas, é imprescindível a utilização de um substrato que permita maior crescimento das mudas e, na seleção deste material, é muito importante avaliar aspectos do ponto de vista econômico, físico, químico, biológico e ecológico. O objetivo deste trabalho foi avaliar o desenvolvimento de clones de BLC Nan Chang Silk ‘Olimpic Torch’, obtida do cruzamento entre BLC. Bryce Canyon x BLC. Pamela Hetherington, em diferentes substratos. Os substratos avaliados foram: T1: fibra de xaxim (controle); T2: fibra de coco; T3: casca de pinus compostado; T4: carvão vegetal; T5: casca de pinus compostado + fibra de coco (1:1 v/v); T6: fibra de coco + carvão vegetal (1:1 v/v); T7: carvão vegetal + casca de pinus compostado (1:1 v/v); T8: carvão vegetal + casca de pinus compostado + fibra de coco (1:1:1 v/v/v). As mudas foram cultivadas em vasos de polipropileno, permanecendo em viveiro com 80% de luminosidade. Os parâmetros avaliados 24 meses após o início do experimento foram: número de pseudobulbos, diâmetro médios dos pseudobulbos, altura da parte área da planta, relação altura da parte aérea /comprimento dos pseudobulbos e o pH e a condutividade elétrica dos substratos. Com base nos parâmetros de desenvolvimento vegetativos concluiu-se que todos os substratos avaliados podem ser utilizados eficientemente para o cultivo de BLC Nan Chang Silk ‘Olimpic Torch’.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.