Desenvolvimento e produtividade do algodoeiro submetido a doses de nitrogênio e plantas de cobertura
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n4p1405Keywords:
Gossypium hirsutum, Sulfato de amônio, Culturas de cobertura e produtividade.Abstract
A aplicação de nitrogênio em cobertura e a manutenção da palhada, realizadas na semeadura direta, devem respectivamente, atender as necessidades da cultura e promover a conservação do solo. O presente trabalho teve por objetivo avaliar o efeito da aplicação de nitrogênio em pré-semeadura do algodoeiro e das plantas de cobertura, implantadas em semeadura direta, sobre o desenvolvimento e produtividade do algodoeiro. O estudo foi realizado no município de Selvíria-MS durante os anos agrícolas de 2005/06, 2006/07 and 2007/08. O delineamento experimental empregado foi o de blocos ao acaso composto por três plantas de cobertura (nabo forrageiro, aveia preta e aveia branca) e quatro doses de nitrogênio (0, 30, 60, e 90 kg de N ha-1) aplicadas sobre a palhada do milheto e em pré-semeadura do algodoeiro. No mês de abril de 2006, abril de 2007 e abril de 2008 foram realizadas as avaliações de desenvolvimento de plantas e também realizada as colheitas das parcelas experimentais da cultura do algodoeiro. De acordo com os resultados obtidos verifica-se que após a instalação das plantas de cobertura, a produtividade e o desenvolvimento em alturas, das plantas do algodoeiro aumentaram em função da utilização de doses de N até 90 kg ha-1 em pré-semeadura e que o nabo forrageiro é uma planta de cobertura que proporciona aumento da produtividade do algodoeiro.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Semina: Ciências Agrárias adopts the CC-BY-NC license for its publications, the copyright being held by the author, in cases of republication we recommend that authors indicate first publication in this journal.
This license allows you to copy and redistribute the material in any medium or format, remix, transform and develop the material, as long as it is not for commercial purposes. And due credit must be given to the creator.
The opinions expressed by the authors of the articles are their sole responsibility.
The magazine reserves the right to make normative, orthographic and grammatical changes to the originals in order to maintain the cultured standard of the language and the credibility of the vehicle. However, it will respect the writing style of the authors. Changes, corrections or suggestions of a conceptual nature will be sent to the authors when necessary.