Produção, caracterização e propriedades tecnológicas de um biopolímero produzido por Agrobacterium radiobacter k84
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n2p633Palavras-chave:
Agrobacterium radiobacter, Biopolímero, Melaço de cana-de-açúcar, Fermentação.Resumo
No presente estudo, utilizando melaço de cana-de-açúcar como única fonte de carbono para Agrobacterium radiobacter k84 foi obtido, em processo fermentativo, um biopolímero composto por carboidratos (35%), proteínas (15%) e minerais (40%). O rendimento do processo foi de 10 g.L-1 do biopolímero que apresentou elevada solubilidade em água, pH neutro em solução aquosa e baixa atividade de água (0.52). As análises em Microscopia Eletrônica de Varredura revelaram microestrutura característica de um sólido amorfo, com partículas de formas irregulares e tamanhos variáveis. Na avaliação das propriedades tecnológicas, o biopolímero mostrou viscosidade à temperatura ambiente a partir da concentração 0.5% em solução aquosa, atividade geleificante em solução a 2%, atividade emulsificante (56.11±0.78%) e estabilizante (98.02±1.39%). Os resultados sugerem o biopolímero de Agrobacterium radiobacter k84 como um candidato promissor para uso industrial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Caroline Maria Calliari, Marciane Magnani, Raúl Jorge Hernan Castro Gómez

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













