Taxa de concepção e detecção do estro de retorno após a IATF em vacas Holandesas
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n3Supl1p1945Keywords:
Bovinos, Eficiência reprodutiva, Retorno ao estro, Sincronização.Abstract
Objetivou-se avaliar a influência da estação do ano no momento do parto e da inseminação, do número de dias pós-parto (DPP) e da presença de corpo lúteo (CL) no início do protocolo hormonal sobre as taxas de concepção e de detecção do estro de retorno em vacas leiteiras Holandesas submetidas à inseminação artificial em tempo fixo (IATF). O protocolo consistiu em: Dia 0 - inserção do dispositivo intravaginal de progesterona (CIDR®, Zoetis) e aplicação via intramuscular de 0,02 mg de gonadorelina (GnRH, Fertagyl®, MSD); Dia 7 - 12,5 mg de dinoprost trometamina (PGF2?, Lutalyse®, Zoetis) e remoção do dispositivo; Dia 8 - 1,0 mg de cipionato de estradiol (ECP®, Zoetis); Dia 10 - IATF. O diagnóstico de gestação foi realizado 32 dias pós-IA por ultrassonografia. As vacas que retornaram ao estro antes do diagnóstico de gestação foram reinseminadas convencionalmente, 12 horas após a detecção do estro. O manejo de observação de estro era realizado por funcionários treinados, duas vezes ao dia, de manhã e à tarde, por aproximadamente 30 minutos. As vacas vazias foram ressincronizadas utilizando o mesmo protocolo. Os dados foram analisados por Regressão Logística no programa Minitab. Adotou-se nível de significância de P < 0,05. Um total de 406 inseminações foram realizadas, que resultaram em 101 gestações com taxa de concepção de 24,87%. A taxa de detecção do estro de retorno foi de 43,27%. A estação do ano ao parto (P = ,930), os DPP (P = 0,508) e a presença de CL (P = 0,293) não afetaram a taxa de concepção. A estação do ano ao parto (P = 0,256), os DPP (P = 0,215) e a presença de CL (P = 0,076) também não influenciaram a taxa de detecção do estro de retorno. A estação do ano no momento da IATF não interferiu na taxa de concepção (P = 0,236), porém afetou (P = 0,012) a taxa de detecção do estro de retorno, já que os valores encontrados na primavera-verão foram inferiores aos do outonoinverno (38,24% vs. 53,47%), enfatizando o efeito prejudicial do excesso de calor sobre a expressão e a detecção do estro em vacas leiteiras Holandesas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2015 Semina: Ciências Agrárias
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adopts the CC-BY-NC license for its publications, the copyright being held by the author, in cases of republication we recommend that authors indicate first publication in this journal.
This license allows you to copy and redistribute the material in any medium or format, remix, transform and develop the material, as long as it is not for commercial purposes. And due credit must be given to the creator.
The opinions expressed by the authors of the articles are their sole responsibility.
The magazine reserves the right to make normative, orthographic and grammatical changes to the originals in order to maintain the cultured standard of the language and the credibility of the vehicle. However, it will respect the writing style of the authors. Changes, corrections or suggestions of a conceptual nature will be sent to the authors when necessary.