Prevalência de ectoparasitos e diagnóstico bacteriológico em tilápia do Nilo criadas em tanques-rede no Rio do Corvo, Paraná, Brasil

Authors

  • Ricardo Hideo Mori Universidade Estadual de Maringá
  • Renata Alari Chedid Universidade Estadual Paulista
  • Graciela Lucca Braccini Universidade Estadual de Maringá
  • Ricardo Pereira Ribeiro Universidade Estadual de Maringá
  • Carlos Antonio Lopes de Oliveira Universidade Estadual de Maringá
  • Lucienne Garcia Pretto-Giordano Universidade Estadual de Londrina
  • Lauro Vargas Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n2p1145

Keywords:

Densidades, Monogenoidea, Oreochromis niloticus, Trichodina.

Abstract

Foram identificados a prevalência de ectoparasitos e o diagnóstico de bactérias em tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) da variedade GIFT, criadas em tanques-rede, utilizando diferentes densidades. O experimento foi conduzido no Rio do Corvo, PR, em dois ciclos: ciclo A, implantado em agosto de 2010 com duração de 155 dias e ciclo B, implantado em fevereiro de 2011 com duração de 128 dias. Para cada ciclo foram instalados 20 tanques-rede de 6,8 m-3 (2,0 x 2,0 x 1,7 m), com 6,0 m-3 úteis, adotando cinco densidades (150, 175, 200, 225 e 250 peixes/m-3), com quatro repetições. Não houve diferença significativa na prevalência de ectoparasitos em relação às densidades nos dois ciclos de experimento. Observou-se no nos meses de setembro a novembro do ciclo A um aumento na prevalência de Trichodina e decréscimo na prevalência de Monogenoidea e parasitismo misto, nos meses de outubro e novembro observou-se uma relação inversa com uma diminuição na prevalência de Trichodina e aumento na prevalência de Monogenoidea e parasitismo misto. Os meses de outubro e novembro apresentaram a maior prevalência de Trichodina do ciclo A. No ciclo B ocorreu uma diferença significativa na prevalência total de ectoparasitos em relação aos meses. Em relação à categoria de infestação por tricodinídeos, nos meses de março a junho houve um aumento na medida em que aumentava-se a densidade e no decorrer do experimento, justificando tomar mais cuidado com densidades elevadas neste período. Não se observou nenhum resultado positivo no diagnóstico de bactérias nas tilápias do Nilo, nos dois ciclos, possivelmente devido a limpeza dos tanques-rede na implantação dos experimentos e manejo adequado adotado no experimento. Concluiu-se que o aumento da densidade não influenciou na prevalência de ectoparasitos, tendo influência para categoria de infestação por tricodinídeos de março a junho.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Ricardo Hideo Mori, Universidade Estadual de Maringá

Discente de Pós-graduação em Aquicultura, Centro de Aqüicultura, CAUNESP, Universidade Estadual Paulista, UNESP, Jaboticabal, SP, Brasil.

Renata Alari Chedid, Universidade Estadual Paulista

Discente de Pós-graduação em Aquicultura, Centro de Aqüicultura, CAUNESP, Universidade Estadual Paulista, UNESP, Jaboticabal, SP, Brasil.

Graciela Lucca Braccini, Universidade Estadual de Maringá

Discente de Pós-graduação em Ciências Agrícolas, Universidade Estadual de Maringá, UEM, Maringá, PR, Brasil.

Ricardo Pereira Ribeiro, Universidade Estadual de Maringá

Prof. do Programa de Pós-graduação em Zootecnia, UEM, Maringá, PR, Brasil.

Carlos Antonio Lopes de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Prof. do Programa de Pós-graduação em Zootecnia, UEM, Maringá, PR, Brasil.

Lucienne Garcia Pretto-Giordano, Universidade Estadual de Londrina

Profª, Deptº de Medicina Veterinária Preventiva, Universidade Estadual de Londrina, UEL, Londrina, PR, Brasil.

Lauro Vargas, Universidade Estadual de Maringá

Prof. do Programa de Pós-graduação em Zootecnia, UEM, Maringá, PR, Brasil.

Downloads

Published

2015-04-22

How to Cite

Mori, R. H., Chedid, R. A., Braccini, G. L., Ribeiro, R. P., Oliveira, C. A. L. de, Pretto-Giordano, L. G., & Vargas, L. (2015). Prevalência de ectoparasitos e diagnóstico bacteriológico em tilápia do Nilo criadas em tanques-rede no Rio do Corvo, Paraná, Brasil. Semina: Ciências Agrárias, 36(2), 1145–1154. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n2p1145

Issue

Section

Articles

Most read articles by the same author(s)

<< < 1 2 3 4 > >>