Estoque de carbono, propriedades químicas e físicas do solo em sistemas de manejo com diferentes tempos de implantação na Região Oeste do Paraná, Brasil

Authors

  • Jean Sérgio Rosset Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Maria do Carmo Lana Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Marcos Gervasio Pereira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Jolimar Antonio Schiavo Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Leandro Rampim Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Marcos Vinicius Mansano Sarto Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Edleusa Pereira Seidel Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n6p3053

Keywords:

Sistema plantio direto, Acúmulo de carbono, Sucessão de culturas.

Abstract

O objetivo do presente estudo foi avaliar os estoques de carbono, atributos químicos e físicos do solo em sistemas de manejo com diferentes tempos de implantação na região oeste do Paraná, Brasil. Foi utilizado o delineamento inteiramente casualizado com cinco repetições, e as áreas com diferentes tempos de adoção do sistema plantio direto (SPD) foram: 6 anos (fase de transição), 14 anos (fase de consolidação) e 22 anos (fase de manutenção); 16 anos de SPD, sendo nos últimos quatro anos com integração milho safrinha e Brachiaria; uma área de pastagem permanente coast-cross (Cynodon dactylon) e uma área de mata nativa. Os atributos químicos e físicos, o estoque de carbono e o índice de estratificação (IE) foram avaliados nas camadas de 0–0,05, 0,05–0,1, 0,1–0,2 e 0,2–0,4 m. A macroporosidade (MA) foi superior na área de mata, variando de 0,23 a 0,30 m3 m-3 e a microporosidade (MI) foi superior nas áreas cultivadas. As áreas de SPD+B e pastagem apresentaram menor relação macroporos/volume total de poros (MA/VTP). Tanto para a densidade do solo (DS), quanto para a resistência à penetração (RP), as áreas manejadas apresentam valores superiores, o que sugere a ocorrência de camadas subsuperficiais compactadas. A área de mata apresentou teores de carbono orgânico total superiores nas camadas de 0-0,05 e 0,05-0,1 m, alcançando 30,5 g kg-1 na camada de 0-0,05 m. Observa-se variação negativa nos estoque de carbono orgânico total nas áreas manejadas em relação à área de mata, sendo mais evidente nas camadas mais superficiais. O IE foi superior a um, porém verifica-se redução em função do tempo de adoção do SPD. Verifica-se maior compactação do solo nas áreas manejadas, e o SPD no sistema de sucessão soja/milho não contribui de forma efetiva para o aumento dos estoques de carbono orgânico do solo.

Author Biographies

Jean Sérgio Rosset, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Discentes do Programa de Pós Graduação em Agronomia, PPGA, Centro de Ciências Agrárias, UNIOESTE, Marechal Cândido Rondon, PR, Brasil.

Maria do Carmo Lana, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Profª Associada do Centro de Ciências Agrárias, CCA, UNIOESTE, Bolsista CNPq, Marechal Cândido Rondon, PR, Brasil.

Marcos Gervasio Pereira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Prof. Associado IV, Deptº de Solos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Bolsista do CNPq e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, Seropédica, RJ, Brasil.

Jolimar Antonio Schiavo, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Prof. Adjunto IV, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Aquidauana, MS, Brasil.

Leandro Rampim, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Pesquisador Científico CAPES/PNPD, Centro de Ciências Agrárias, UNIOESTE, Marechal Cândido Rondon, PR, Brasil.

Marcos Vinicius Mansano Sarto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Discente do Programa de Pós Graduação em Agronomia, PPGA, Centro de Ciências Agrárias, UNIOESTE, Marechal Cândido Rondon, PR, Brasil.

Edleusa Pereira Seidel, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Profª do Centro de Ciências Agrárias, CCA/UNIOESTE, Marechal Cândido Rondon, PR, Brasil.

Published

2014-12-09

How to Cite

Rosset, J. S., Lana, M. do C., Pereira, M. G., Schiavo, J. A., Rampim, L., Sarto, M. V. M., & Seidel, E. P. (2014). Estoque de carbono, propriedades químicas e físicas do solo em sistemas de manejo com diferentes tempos de implantação na Região Oeste do Paraná, Brasil. Semina: Ciências Agrárias, 35(6), 3053–3072. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n6p3053

Issue

Section

Articles

Most read articles by the same author(s)

<< < 1 2 3 4 5 

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.