Cinética de absorção de fósforo e frações nitrogenadas em milho cultivado em solução nutritiva
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n6p2991Keywords:
Zea mays L., Nitrato, Amônio, N-amino, Açúcares solúveis.Abstract
A análise das variáveis cinéticas de absorção de íons é o principal procedimento experimental para a diferenciação da eficiência de absorção entre espécies e variedades. Baseado nisso, o objetivo desse trabalho foi avaliar a absorção de fósforo (P) e o seu efeito no metabolismo de nitrogênio (N) em variedades (Sol da Manhã e Eldorado) e cultivar (AG 122®) de milho (Zea mays L.) submetidos ao ressuprimento com 10 e 100 ?M de P. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, com quatro repetições. Os tratamentos foram dispostos em esquema fatorial 3x2, sendo três genótipos e dois níveis de P. Aos 16 dias após a germinação (DAG) foram aplicados os tratamentos e procedeu-se a coleta da solução nutritiva ao longo do tempo para estimar as variáveis cinéticas de absorção de P (Vmáx, KM e Cmín) e na coleta final parte da massa fresca total foi armazenada para determinação das frações nitrogenadas e açúcares solúveis. Nas condições do experimento, a cultivar AG 122® apresentou o menor valor de KM e Cmín nas duas doses de P, o que indica uma maior eficiência de absorção por essas plantas, enquanto as variedades Eldorado e Sol da Manhã apresentaram os maiores valores de Vmáx. A omissão de P da solução nutritiva por um dia, seguido da adição de uma dose de 10 ?M desse nutriente por igual período não provocou alterações no metabolismo de N entre os genótipos estudados, no entanto, foi observado que as variedades Sol da manhã e Eldorado têm preferência para o metabolismo de N-NO3- na raiz quando comparadas a cultivar AG 122® que o faz preferencialmente na parte aérea.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2014 Semina: Ciências Agrárias
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adopts the CC-BY-NC license for its publications, the copyright being held by the author, in cases of republication we recommend that authors indicate first publication in this journal.
This license allows you to copy and redistribute the material in any medium or format, remix, transform and develop the material, as long as it is not for commercial purposes. And due credit must be given to the creator.
The opinions expressed by the authors of the articles are their sole responsibility.
The magazine reserves the right to make normative, orthographic and grammatical changes to the originals in order to maintain the cultured standard of the language and the credibility of the vehicle. However, it will respect the writing style of the authors. Changes, corrections or suggestions of a conceptual nature will be sent to the authors when necessary.