Qualidade do café conilon, seco em terreiro de estufa com beneficiamento antecipado
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n5p2367Keywords:
Coffea canephora, Robusta, Secagem, Condutividade elétrica, Açúcares redutores.Abstract
O tempo despendido na secagem é fundamental para manter a qualidade do produto e escolher o procedimento de secagem a ser adotado. Esse trabalho teve como objetivo quantificar a redução do tempo de secagem com beneficiamento prévio do café conilon (Coffea canephora) em terreiro de estufa, bem como avaliar a qualidade dos grãos secos. O café conilon foi colhido com mais de 80% de frutos maduros e colocados, simultaneamente, em terreiros de estufas. Assim, as parcelas foram beneficiadas no momento em que atingiram 22%, 19%, 16% e 13% de umidade (bu). As parcelas com 22%, 19% e 16% (bu), foram levadas de volta ao terreiro até que atingissem o nível de umidade ideal de 13% (bu). O tempo de secagem foi quantificado e a qualidade do produto avaliada através análise sensorial, química e fisiológica. O trabalho foi realizado em blocos ao acaso, com quatro repetições, e os resultados submetidos ao teste F (ANOVA) e teste de média (Tukey a 5% de probabilidade). Houve diminuição de 6 dias na secagem do café beneficiado a 22% de umidade, comparado ao café beneficiado a 13%. O beneficiamento prévio do café conilon não afetou a qualidade final. Assim, conclui-se que o beneficiamento prévio do café com 22% (bu), com posterior secagem até atingir 13% é uma prática que favorece de maneira significativa o cafeicultor, pois diminui o tempo de secagem e maximiza o uso de área no terreiro, sem perder qualidade do produto.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2014 Semina: Ciências Agrárias
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adopts the CC-BY-NC license for its publications, the copyright being held by the author, in cases of republication we recommend that authors indicate first publication in this journal.
This license allows you to copy and redistribute the material in any medium or format, remix, transform and develop the material, as long as it is not for commercial purposes. And due credit must be given to the creator.
The opinions expressed by the authors of the articles are their sole responsibility.
The magazine reserves the right to make normative, orthographic and grammatical changes to the originals in order to maintain the cultured standard of the language and the credibility of the vehicle. However, it will respect the writing style of the authors. Changes, corrections or suggestions of a conceptual nature will be sent to the authors when necessary.