Plantas de cobertura afetando os níveis de nitrato e amônio no solo e o desenvolvimento do arroz de terras altas
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n5p2189Keywords:
Brachiaria brizantha, Brachiaria ruziziensis, Panicum maximum, Milheto, Pousio, Manejo do solo.Abstract
O uso de plantas de cobertura no sistema plantio direto (SPD) aumenta os níveis de matéria orgânica e pode ajudar a aumentar os teores de nitrogênio no solo contribuindo para reduzir os custos de fertilizantes. O conhecimento desse processo é fundamental para que as plantas de cobertura possam ser efetivamente incorporadas aos sistemas de produção agrícola. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito de espécies de plantas de cobertura nos níveis de nitrato e amônio no solo durante o desenvolvimento inicial do arroz de terras altas, bem como a produtividade do arroz. Um experimento de campo foi realizado e os tratamentos consistiram de cultivo de arroz sobre cinco plantas de cobertura (Panicum maximum, Brachiaria ruziziensis, Brachiaria brizantha, milheto e pousio) no SPD e mais dois tratamentos controle (Brachiaria brizantha e pousio) no sistema de plantio convencional, PC (uma aração e duas gradagens). O delineamento experimental foi em blocos completos casualizados com três repetições. As amostras de solo foram coletadas por seis semanas (0, 7, 14, 21, 28 e 35 dias em relação à semeadura do arroz). As culturas de cobertura B. brizantha, Panicum maximum e B. ruziziensis no SPD e B. brizantha incorporada e pousio incorporado no PC tiveram os níveis mais elevados de nitratos no solo. Por outro lado, B. brizantha e pousio no PC e milheto e P. máximo no SPD tiveram os níveis mais elevados de amônio no solo. Tratamentos com a planta de cobertura milheto e pousio incorporado proporcionaram as maiores produtividades do arroz. Sistema de cultivo e espécies de plantas de cobertura podem ser usadas para atingir os níveis desejados e a forma de nitrogênio no solo.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Semina: Ciências Agrárias adopts the CC-BY-NC license for its publications, the copyright being held by the author, in cases of republication we recommend that authors indicate first publication in this journal.
This license allows you to copy and redistribute the material in any medium or format, remix, transform and develop the material, as long as it is not for commercial purposes. And due credit must be given to the creator.
The opinions expressed by the authors of the articles are their sole responsibility.
The magazine reserves the right to make normative, orthographic and grammatical changes to the originals in order to maintain the cultured standard of the language and the credibility of the vehicle. However, it will respect the writing style of the authors. Changes, corrections or suggestions of a conceptual nature will be sent to the authors when necessary.