Avaliação do nível de ruído emitido por um microtrator em condição estática e dinâmica
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n3p1121Keywords:
Nível de ruído, Ergonomia, Máquinas.Abstract
O ruído é um complexo de sons que causam sensação de desconforto e está presente de forma contínua na vida diária dos seres humanos. Objetivou-se com este trabalho avaliar o nível de ruído emitido por um microtrator sob diferentes situações: a primeira com o microtrator parado submetido às rotações de 600, 800 e 1.100 rpm em quatro posições em relação ao microtrator: lados direito, frontal, esquerdo e traseiro e quatro raios de afastamento: 1, 2, 5 e 10 m e a segunda com o microtrator em movimento submetido a três marchas de trabalho (1ª, 2ª e 3ª) a uma rotação de 1.100 rpm em duas superfícies de solo (firme e mobilizado). Os resultados mostraram que o nível de ruído aumenta com um incremento da rotação do motor e diminui à medida que o raio de afastamento aumenta, isso pode ser observado para as três rotações avaliadas. Verificou-se que não há diferenças entre as superfícies, para o nível de ruído, sendo o valor médio para o solo firme de 89,5 dB(A) e de 91,2 dB(A) para o solo mobilizado, mas em ambas as superfícies, os valores estão acima do limite de 85 dB(A) para uma jornada de oito horas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2013 Semina: Ciências Agrárias
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adopts the CC-BY-NC license for its publications, the copyright being held by the author, in cases of republication we recommend that authors indicate first publication in this journal.
This license allows you to copy and redistribute the material in any medium or format, remix, transform and develop the material, as long as it is not for commercial purposes. And due credit must be given to the creator.
The opinions expressed by the authors of the articles are their sole responsibility.
The magazine reserves the right to make normative, orthographic and grammatical changes to the originals in order to maintain the cultured standard of the language and the credibility of the vehicle. However, it will respect the writing style of the authors. Changes, corrections or suggestions of a conceptual nature will be sent to the authors when necessary.