Autenticação molecular de Maytenus sp por PCR-RFLP

Authors

  • Sandra Sayuri Nakamura Universidade Paranaense
  • Juliana Silveira do Valle Universidade Paranaense
  • Ezilda Jacomassi Universidade Paranaense
  • Giani Andrea Linde Universidade Paranaense
  • Nelson Barros Colauto Universidade Paranaense

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n2p627

Keywords:

Maytenus aquifolia, Maytenus ilicifolia, Sorocea bonplandii, Celastraceae, Moraceae, trnH-psbA.

Abstract

Maytenus aquifolia e Maytenus ilicifolia são plantas nativas da América do Sul e conhecidas popularmente como “Espinheira-santa”. Ambas são usadas como chá devido à sua eficiência no tratamento de gastrite, úlcera e indigestão. No entanto adulteração de chá do gênero Maytenus com o gênero Sorocea pode acontecer devido a sua semelhança botânica e isto compromete a qualidade dos produtos, abrindo uma oportunidade para comércio depreciativo que leva ao descrédito das plantas medicinais. Este estudo teve como objetivo distinguir Maytenus sp e Sorocea bonplandii por PCR-RFLP de DNA da região intergênica do cloroplasto (cpDNA). Três produtos comerciais de chá de Maytenus sp foram analisados, e a análise foi feita também em folhas in natura de Maytenus sp e de S. bonplandii. PCR detectou fragmentos únicos para todas as amostras in natura. O amplicon da região trnH-psbA de M. ilicifolia e M. aquifolia foi de 660 pb e para S. bonplandii foi de 565 pb. Os produtos de PCR podem ser usados como marcadores para distinguir os dois gêneros. Quarenta e cinco por cento das amostras processadas apresentaram apenas o gênero Maytenus, sem adulterações. No entanto, a amplificação de 38% das amostras sugere adulteração com S. bonplandii, enquanto 17% parecem terem sido adulteradas com uma outra planta (fragmento de 649 pb na marca A e 690 pb na marca B). Três das quinze enzimas de restrição foram capazes de detectar M. ilicifolia e M. aquifolia in natura e em amostras de folhas processadas. Concluiu-se que a técnica de PCR é eficiente para distinguir Maytenus sp de S. bonplandii e outras plantas adulterantes nos produtos comerciais de chá de “Espinheira-santa”. O espaçador trnHpsbA de cpDNA é facilmente amplificado e tem capacidade discriminante satisfatória para ajudar em processos de autenticação dos gêneros em amostras in natura e processadas de plantas.

Author Biographies

Sandra Sayuri Nakamura, Universidade Paranaense

Farmacêutica, Universidade Paranaense, UNIPAR, Umuarama, PR.

Juliana Silveira do Valle, Universidade Paranaense

Profª Drª Titular, Curso de Farmácia, Laboratório de Biologia Molecular, UNIPAR, Umuarama, PR.

Ezilda Jacomassi, Universidade Paranaense

Profª Drª Titular, Curso de Farmácia, Laboratório de Biologia Molecular, UNIPAR, Umuarama, PR.

Giani Andrea Linde, Universidade Paranaense

Prof. Dr. Titular, Mestrado em Biotecnologia Aplicada à Agricultura, Laboratório de Biologia Molecular, UNIPAR, Umuarama, PR.

Nelson Barros Colauto, Universidade Paranaense

Prof. Dr. Titular, Mestrado em Biotecnologia Aplicada à Agricultura, Laboratório de Biologia Molecular, UNIPAR, Umuarama, PR.

Published

2013-05-14

How to Cite

Nakamura, S. S., Valle, J. S. do, Jacomassi, E., Linde, G. A., & Colauto, N. B. (2013). Autenticação molecular de Maytenus sp por PCR-RFLP. Semina: Ciências Agrárias, 34(2), 627–634. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n2p627

Issue

Section

Articles

Most read articles by the same author(s)