Exportação de nutrientes em plantas de jambu, sob diferentes adubações
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n1p107Palavras-chave:
Spilanthes oleracea, Acúmulo de nutrientes, Adubação orgânica, Adubação mineral.Resumo
O jambu é uma hortaliça de largo consumo na região Norte do Brasil, conhecida por diferentes nomes populares, como agrião do Pará, erva maluca, botão de ouro, é uma espécie nativa da Amazônia, bastante utilizada na culinária regional e também em medicamentos naturais, pela suas propriedades químicas, atribuído ao composto espilantol. O conhecimento da quantidade de nutrientes acumulados nas plantas, principalmente na parte colhida, é importante para se avaliar a remoção dos nutrientes necessários para as recomendações econômicas de adubação. Assim o objetivo deste projeto foi determinar o acúmulo de nutrientes em plantas de jambu (folha e inflorescência) sob diferentes adubações. O experimento foi conduzido na Fazenda Experimental São Manuel, FCA/UNESP. O delineamento estatístico foi em blocos casualizados, com esquema fatorial (2 x 6), sendo duas fontes de adubação (orgânica e mineral) e seis doses de nitrogênio, com quatro repetições. As características avaliadas foram acúmulos de macronutrientes Nitrogênio (N), fósforo (P), potássio (K), cálcio (Ca), magnésio (Mg), enxofre (S) e acúmulo de micronutrientes boro (B), cobre (Cu), ferro (Fe) e zinco (Zn) nas folhas e inflorescências. As plantas de jambu responderam mais a translocação dos nutrientes fósforo (P), magnésio (Mg), enxofre (S), boro (B), cobre (Cu), e ferro (Fe) nas inflorescências e fósforo (P), cálcio (Ca), manganês (Mg), enxofre (S), boro (B), cobre (Cu) e ferro (Fe) nas folhas para adubação orgânica demonstrando a eficiência de utilização dos nutrientes nessa fonte de adubação indicando que esta foi uma característica determinante na resposta do acúmulo de nutrientes nas folhas e inflorescências de jambu. As plantas de jambu são mais responsivas à adubação mineral para a translocação de nitrogênio (N) e manganês (Mn), tanto para a folha como para as inflorescências de plantas de jambu.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.