Exportação de nutrientes em plantas de jambu, sob diferentes adubações

Autores

  • Luciana da Silva Borges Universidade Estadual Paulista
  • Rumy Goto Universidade Estadual Paulista
  • Giuseppina Pace Pereira Lima Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n1p107

Palavras-chave:

Spilanthes oleracea, Acúmulo de nutrientes, Adubação orgânica, Adubação mineral.

Resumo

O jambu é uma hortaliça de largo consumo na região Norte do Brasil, conhecida por diferentes nomes populares, como agrião do Pará, erva maluca, botão de ouro, é uma espécie nativa da Amazônia, bastante utilizada na culinária regional e também em medicamentos naturais, pela suas propriedades químicas, atribuído ao composto espilantol. O conhecimento da quantidade de nutrientes acumulados nas plantas, principalmente na parte colhida, é importante para se avaliar a remoção dos nutrientes necessários para as recomendações econômicas de adubação. Assim o objetivo deste projeto foi determinar o acúmulo de nutrientes em plantas de jambu (folha e inflorescência) sob diferentes adubações. O experimento foi conduzido na Fazenda Experimental São Manuel, FCA/UNESP. O delineamento estatístico foi em blocos casualizados, com esquema fatorial (2 x 6), sendo duas fontes de adubação (orgânica e mineral) e seis doses de nitrogênio, com quatro repetições. As características avaliadas foram acúmulos de macronutrientes Nitrogênio (N), fósforo (P), potássio (K), cálcio (Ca), magnésio (Mg), enxofre (S) e acúmulo de micronutrientes boro (B), cobre (Cu), ferro (Fe) e zinco (Zn) nas folhas e inflorescências. As plantas de jambu responderam mais a translocação dos nutrientes fósforo (P), magnésio (Mg), enxofre (S), boro (B), cobre (Cu), e ferro (Fe) nas inflorescências e fósforo (P), cálcio (Ca), manganês (Mg), enxofre (S), boro (B), cobre (Cu) e ferro (Fe) nas folhas para adubação orgânica demonstrando a eficiência de utilização dos nutrientes nessa fonte de adubação indicando que esta foi uma característica determinante na resposta do acúmulo de nutrientes nas folhas e inflorescências de jambu. As plantas de jambu são mais responsivas à adubação mineral para a translocação de nitrogênio (N) e manganês (Mn), tanto para a folha como para as inflorescências de plantas de jambu.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana da Silva Borges, Universidade Estadual Paulista

Discente de Doutorado em Agronomia, Horticultura. Deptº de Produção Vegetal, Setor Horticultura, Universidade Estadual Paulista, UNESP, Botucatu, SP.

Rumy Goto, Universidade Estadual Paulista

Profª do Deptº de Produção Vegetal, Setor Horticultura, UNESP, Botucatu, SP.

Giuseppina Pace Pereira Lima, Universidade Estadual Paulista

Profa. do Deptº de Química e Bioquímica, Instituto de Biociências, UNESP, Botucatu, SP.

Downloads

Publicado

2013-03-04

Como Citar

Borges, L. da S., Goto, R., & Lima, G. P. P. (2013). Exportação de nutrientes em plantas de jambu, sob diferentes adubações. Semina: Ciências Agrárias, 34(1), 107–116. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n1p107

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.