Extratos vegetais sobre Hypothenemus hampei (Coleoptera: Curculionidae) e Beauveria bassiana
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n6Supl1p2849Palavras-chave:
Broca do cafeeiro, Plantas inseticidas, Endosulfan, Extrato etanólico, Extrato aquoso.Resumo
Visando alternativas ao uso de agrotóxicos no controle de Hypothenemus hampei, o objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial de extratos vegetais aquosos e etanólicos de Moringa oleifera (moringa) e Tephrosia purpurea (tephrosia) (sementes, folhas e raízes) e Melia azedarach,(cinamomo) Nerium oleander, (espirradeira) Azadirachta indica (nim) (apenas folhas), na mortalidade e repelência de H. hampei, e sua compatibilidade com Beauveria bassiana, importante inimigo natural desta praga. Para avaliar a mortalidade, ofereceram-se aos adultos, folhas de cafeeiro (Coffea arabica L) tratadas por imersão em solução de endosulfan e em extratos vegetais na concentração de 10%. A repelência foi avaliada em testes com e sem chance de escolha, entre frutos de cafeeiro tratados e não tratados. A compatibilidade entre os extratos e Beauveria bassiana (CG 452) foi analisada quantificando a germinação, unidades formadoras de colônias, crescimento vegetativo e produção/produtividade de conídios. As maiores mortalidades foram observadas quando folhas foram tratadas com o extrato etanólico das de T. purpurea (folhas) que não diferiu do endosulfan, e de extrato aquoso e etanólico da semente de M. oleifera. Em testes com chance de escolha, todos os extratos etanólicos possuíram ação repelente, sendo que a maior repelência foi causada por M. oleifera (raiz) e T. purpurea (semente). Os extratos aquosos de folhas e semente de M. oleifera e de folhas de N. oleander apresentaram a maior repelência. Nos ensaios sem chance de escolha o maior nível de repelência foi para frutos de cafeeiro tratados com A. indica (folhas). O extrato etanólico de folhas de M. oleifera afetou negativamente a germinação. Estes estudos mostraram o potencial desses extratos para uso a campo como uma alternativa ao controle químico, sendo também seletivos para B. bassiana.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.