Composição em ácidos graxos de traíra (Hoplias malabaricus) e pintadinho (sem classificação) provenientes da Região Sul do Rio Grande do Sul e Índia Morta no Uruguai

Autores

  • Lisiane Mendes Torres Universidade Federal de Pelotas
  • Rui Carlos Zambiazi Universidade Federal de Pelotas
  • Priscila Vasconcelos Chiattone Universidade Federal de Pelotas
  • Tatiane Pires Fonseca Universidade Federal de Pelotas
  • Cristina Simões Costa Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n3p1047

Palavras-chave:

Ácidos graxos, Local de captura, Traíra, Pintadinho.

Resumo

Neste estudo foram analisados a composição química e em ácidos graxos de traíra (Hoplias malabaricus) e do pintadinho (sem classificação), oriundos do Canal São Gonçalo, região Sul do Rio Grande do Sul (Brasil) e da barragem Índia Morta, Velasquez (Departamento de Rocha – Uruguai). As espécies demonstraram apresentar influência do local de captura em suas composições proximais. As traíras capturadas na Índia Morta apresentaram um conteúdo significativamente (P < 0,05) inferior de umidade (78,65%) e teor significativamente superior de gorduras (4,72%) do que as traíras capturadas no Canal São Gonçalo. Os pintadinhos do São Gonçalo apresentaram maior teor de umidade (82,39%) e menor teor de proteínas (14,18%) do que as amostras oriundas da Índia Morta. A composição em ácidos graxos também foi influenciada pelo local de captura. O pintadinho capturado no São Gonçalo apresentou maior conteúdo em ácidos graxos insaturados. A traíra capturada da Índia Morta apresentou maior proporção em ácidos graxos insaturados em relação à traíra capturada no São Gonçalo. Tanto as traíras quanto os pintadinhos apresentara alto conteúdo dos ácidos graxos palmítico (16:0) e oléico (C18:1). Todas as amostras analisadas demonstraram ser excelentes fontes de ácidos graxos poliinsaturados, incluindo a presença dos ácidos graxos linoléico (C18:2) e linolênico (C18:3).

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lisiane Mendes Torres, Universidade Federal de Pelotas

Engª de Alimentos, Mestre em Ciência e Tecnologia Agroindustrial, Doutoranda em Ciência e Tecnologia Agroindustrial com tese na área de pescados pela Universidade Federal de Pelotas, UFPel, Pelotas, RS.

Rui Carlos Zambiazi, Universidade Federal de Pelotas

Química de Alimentos, Prof. Pesquisador na UFPel, Pelotas, RS.

Priscila Vasconcelos Chiattone, Universidade Federal de Pelotas

Química de Alimentos, Drª em Ciências e Tecnologia Agroindustrial na UFPel, Pelotas, RS. Profº do Curso de Gastronomia da Universidade do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, PR.

Tatiane Pires Fonseca, Universidade Federal de Pelotas

Química de Alimentos na UFPel, Pelotas, RS.

Cristina Simões Costa, Universidade Federal de Pelotas

Engª de Alimentos, Profª Drª em Ciências e Tecnologia Agroindustrial na UFPel, Pelotas, RS, e Coordenadora do Curso de Panificação do Instituto Federal Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Downloads

Publicado

2012-06-28

Como Citar

Torres, L. M., Zambiazi, R. C., Chiattone, P. V., Fonseca, T. P., & Costa, C. S. (2012). Composição em ácidos graxos de traíra (Hoplias malabaricus) e pintadinho (sem classificação) provenientes da Região Sul do Rio Grande do Sul e Índia Morta no Uruguai. Semina: Ciências Agrárias, 33(3), 1047–1058. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n3p1047

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)