Transmissão de fungos via semente e patogenicidade de Pestalotiopsis sp. em mudas de Schinus terebinthifolius Raddi
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n6Supl1p2767Palavras-chave:
Aroeira-vermelha, Ornamental, Germinação, Sanidade, Fungo.Resumo
Este trabalho objetivou verificar a transmissão de fungos via sementes de Schinus terebinthifolius Raddi. (aroeira-vermelha) coletadas no município de Santa Maria – RS, assim como, a patogenicidade do fungo Pestalotiopsis sp. isolado a partir dessas sementes, em mudas de aroeira-vermelha. Para o teste de transmissão foram utilizadas 100 sementes, divididas em quatro repetições de 25 cada. A semeadura foi realizada em areia e as avaliações foram semanais, quantificou-se o número de plântulas emergentes e sintomáticas. O fungo Pestalotiopsis sp. identificado em alto percentual, tanto no teste de sanidade (55%), quanto no teste de transmissão (52%), foi isolado em meio de cultura, para posterior verificação da patogenicidade. A inoculação de Pestalotiopsis sp. em mudas de aroeira-vermelha foi realizada via aspersão na concentração de 2.106 conídios/mL, as avaliações foram semanais durante 28 dias. Os fungos identificados no teste de transmissão foram: Pestalotiopsis sp. (52%), Fusarium sp. (15%) e Cladosporium sp. (12%). O fungo Pestalotiopsis sp. apresentou-se patogênico as mudas de aroeira-vermelha, causando manchas foliares, que coalesceram com o passar da tempo e levaram a queda da folhas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.