Transmissão de fungos via semente e patogenicidade de Pestalotiopsis sp. em mudas de Schinus terebinthifolius Raddi
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n6Supl1p2767Palavras-chave:
Aroeira-vermelha, Ornamental, Germinação, Sanidade, Fungo.Resumo
Este trabalho objetivou verificar a transmissão de fungos via sementes de Schinus terebinthifolius Raddi. (aroeira-vermelha) coletadas no município de Santa Maria - RS, assim como, a patogenicidade do fungo Pestalotiopsis sp. isolado a partir dessas sementes, em mudas de aroeira-vermelha. Para o teste de transmissão foram utilizadas 100 sementes, divididas em quatro repetições de 25 cada. A semeadura foi realizada em areia e as avaliações foram semanais, quantificou-se o número de plântulas emergentes e sintomáticas. O fungo Pestalotiopsis sp. identificado em alto percentual, tanto no teste de sanidade (55%), quanto no teste de transmissão (52%), foi isolado em meio de cultura, para posterior verificação da patogenicidade. A inoculação de Pestalotiopsis sp. em mudas de aroeira-vermelha foi realizada via aspersão na concentração de 2.106 conídios/mL, as avaliações foram semanais durante 28 dias. Os fungos identificados no teste de transmissão foram: Pestalotiopsis sp. (52%), Fusarium sp. (15%) e Cladosporium sp. (12%). O fungo Pestalotiopsis sp. apresentou-se patogênico as mudas de aroeira-vermelha, causando manchas foliares, que coalesceram com o passar da tempo e levaram a queda da folhas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Caciara Gonzatto Maciel, Tiago Silveira Ferrera, Marciéli Pitorini Bovolini, Rogério Gonzatto, Marlove Fátima Brião Muniz, Galileu Adeli Buriol

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













