Características físico-químicas do grão de cultivares de arroz em função da adubação nitrogenada
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n6Supl1p2605Palavras-chave:
Oryza sativa L., Nitrogênio, Qualidade nutricional, Teste de álcali.Resumo
O arroz (Oriza sativa L.) destaca-se como alimento básico da população mundial devido suas importantes propriedades nutricionais. No entanto, as características físico-químicas do grão de arroz variam com a cultivar, podendo ainda ser influenciadas pelo manejo cultural, a exemplo da adubação nitrogenada. O presente trabalho teve por objetivo avaliar características físico-químicas dos grãos de treze cultivares de arroz de terras altas, sob irrigação suplementar por aspersão, submetidas a diferentes doses de nitrogênio (0, 40, 80, 120 e 160 kg ha-1) em cobertura. Foram avaliados os componentes de rendimento de engenho, assim como a classe comercial, temperatura de gelatinização, teor de nitrogênio total e porcentagem de proteína bruta nos grãos. A adubação nitrogenada influencia positivamente no rendimento de grãos inteiros, com destaque para IAC 25 e BRS Colosso. BRS Aroma, IAC 202, IAC 500, BEST 2000, Curinga e Baldo apresentam alta porcentagem de grãos quebrados. As cultivares Baldo e Carnaroli (próprios para a culinária italiana), IAC 25 e Caiapó enquadram-se na classe dos grãos longos; as demais, como longo-finos. As cultivares, exceto CIRAD 141, apresentam grãos com temperatura de gelatinização entre intermediária e baixa, proporcionando rápida cocção. O conteúdo protéico dos grãos é variável entre as cultivares, com a adubação nitrogenada contribuindo para sua elevação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.