Características físico-químicas do grão de cultivares de arroz em função da adubação nitrogenada
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n6Supl1p2605Palavras-chave:
Oryza sativa L., Nitrogênio, Qualidade nutricional, Teste de álcali.Resumo
O arroz (Oriza sativa L.) destaca-se como alimento básico da população mundial devido suas importantes propriedades nutricionais. No entanto, as características físico-químicas do grão de arroz variam com a cultivar, podendo ainda ser influenciadas pelo manejo cultural, a exemplo da adubação nitrogenada. O presente trabalho teve por objetivo avaliar características físico-químicas dos grãos de treze cultivares de arroz de terras altas, sob irrigação suplementar por aspersão, submetidas a diferentes doses de nitrogênio (0, 40, 80, 120 e 160 kg ha-1) em cobertura. Foram avaliados os componentes de rendimento de engenho, assim como a classe comercial, temperatura de gelatinização, teor de nitrogênio total e porcentagem de proteína bruta nos grãos. A adubação nitrogenada influencia positivamente no rendimento de grãos inteiros, com destaque para IAC 25 e BRS Colosso. BRS Aroma, IAC 202, IAC 500, BEST 2000, Curinga e Baldo apresentam alta porcentagem de grãos quebrados. As cultivares Baldo e Carnaroli (próprios para a culinária italiana), IAC 25 e Caiapó enquadram-se na classe dos grãos longos; as demais, como longo-finos. As cultivares, exceto CIRAD 141, apresentam grãos com temperatura de gelatinização entre intermediária e baixa, proporcionando rápida cocção. O conteúdo protéico dos grãos é variável entre as cultivares, com a adubação nitrogenada contribuindo para sua elevação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Fábio Luiz Checchio Mingotte, Renata Kimie Hanashiro, Domingos Fornasieri Filho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













