Observações comportamentais de ovinos em pastejo no bioma Cerrado do Distrito Federal
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n2p829Palavras-chave:
Cerrado, Etologia, Gênero, Pequenos ruminantes, Santa Inês.Resumo
O conhecimento do comportamento animal sob pastejo em diferentes biomas é uma alternativa para o incremento na produção, pois identifica possibilidades de intervenções estratégicas no manejo. O objetivo do presente trabalho foi avaliar se o tempo médio de pastejo, ruminação e ócio estão relacionados com a posição (estação/decúbito), com o local (sob sol ou sombra), bem como a influência do sexo nestas interações em ovinos da raça Santa Inês no bioma Cerrado do Distrito Federal. Para a obtenção dos dados, o comportamento dos animais foi avaliado por observações visuais em intervalos de dez minutos num período de dez horas, em dois dias consecutivos. A partir dos dados obtidos foram realizadas as análises de variância e comparações entre as médias pelo teste de Tukey com nível de significância de 5%. O resultado deste estudo permitiu concluir que os tempos médios de pastejo, ruminação e ócio nos ovinos da raça Santa Inês, estão relacionados com a posição e o local. Não foram identificadas diferenças significativas em relação ao tempo gasto na atividade de pastejo, ruminação e ócio entre machos e fêmeas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.