Influência do molibdênio e do cálcio aplicados via semente nas frações protéicas de amendoim cv.iac 886
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n6p2099Palavras-chave:
Albumina, Prolamina, Glutelina e prolamina.Resumo
Composição química das sementes exibe, de maneira geral, os mesmos compostos encontrados em outras partes da planta, sendo que o ambiente onde crescem as plantas, a adubação e muitos outros fatores são capazes de alterar esta constituição, aumentando ou diminuindo a quantidade de certos componentes. O trabalho teve como objetivo verificar o efeito da aplicação via semente de doses de cálcio e molibdênio no teor de proteínas de sementes de amendoim cv.IAC 886. O delineamento experimental utilizado foi de blocos casualizados, num esquema fatorial, com quatro repetições por tratamento, sendo estes constituídos pela combinação de doses de molibdênio (0, 50, 100 e 150 g ha–1) e de cálcio via sementes (0, 1000, 2000 e 3000 mg L-1). A colheita do amendoim foi efetuada manualmente. As sementes foram removidas das vagens manualmente e individualmente para cada tratamento e foram levadas ao Laboratório de Genética de Populações e Silvicultura, do Departamento de Fitotecnia, Tecnologia de Alimentos e Sócio-Economia, da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira da Universidade Estadual Paulista, onde foi determinado o teor de proteínas (albumina-ALB, prolamina- PRO, glutelina-GLU e globulina-GLO, mg g-1). Independente das doses utilizadas as albuminas apresentaram a maior fração protéica nas sementes de amendoim. A adição de molibdênio via semente propiciou aumento no teor de prolamina nas sementes de amendoim. A combinação de doses de cálcio e molibdênio aplicados via semente propiciou aumento no teor de albumina, glutelina e globulina nas sementes de amendoim.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.