Germinação de sementes de crambe em diferentes temperaturas e substratos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n5p1825Palavras-chave:
Crambe abyssinica, Índice de velocidade de germinação, Efeito térmico, Germitest®.Resumo
Pertencente a família das Brassicaceae, nativo da zona Mediterrânea, o crambe é uma planta rústica que surge como mais uma alternativa produtiva, com potencial para a produção de matéria-prima para biodiesel, com destaque na qualidade de seu óleo. O trabalho teve por objetivo avaliar os efeitos de diferentes temperaturas e substratos na germinação de sementes de crambe, cultivar FMS Brilhante. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado no esquema fatorial 7 x 2 (temperaturas x substratos) com 4 repetições de 25 sementes. As sementes foram colocadas em substratos papel Germitest® e solo argiloso + areia e submetidas ao teste de germinação sob temperaturas de 9°C, 12°C, 15°C, 20°C, 25°C, 30°C e 35°C. Foram avaliados a porcentagem e o índice de velocidade de germinação. A temperatura de 25°C é a ideal para a realização do teste de germinação de sementes de crambe. Temperaturas inferiores aos 12ºC e superiores aos 30°C são prejudiciais ao processo germinativo. Os substratos de papel Germitest® e solo argiloso + areia são adequados para realização do teste de germinação, desde que observado a temperatura de execução. O uso de substrato papel sob temperaturas menores a 20° C subestimam o potencial germinativo das sementes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.