Resposta da mamoneira a fungos micorrízicos arbusculares e a níveis de fósforo
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n4Sup1p1855Palavras-chave:
Nutrição, Ricinus communis L., Micorrizas, Dependência micorrízica.Resumo
O objetivo no presente estudo foi avaliar a resposta da mamoneira inoculada com fungos micorrízicos arbusculares (FMA) e diferentes níveis de P no solo. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, em Londrina-PR, com a utilização de solo arenoso (LVd) autoclavado como substrato, em vasos com capacidade de 4 kg. Os tratamentos foram instalados em um esquema fatorial A x B, casualizados, sendo utilizado o híbrido de mamona Iris. Fator A: representado pela inoculação dos fungos micorrízicos: Controle, Gigaspora margarita, Glomus clarum, e uma mistura de espécies, e o fator B pelos cinco níveis de P (0, 20, 40, 80, 160 mg P kg solo-1), com quatro repetições. Foram avaliados: massa seca de plantas, micorrização e o teor de P na parte aérea. Houve efeito significativo da inoculação de fungos micorrizícos arbusculares na massa seca e no teor de P na parte área. A adição de doses de P influenciou de modo significativo a produção de matéria seca e os teores de P no tecido, porém diminuiu a colonização radicular e o número de esporos de FMA. A mamoneira mostrou-se dependente de FMA no solo com baixo nível de P.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.