Resposta da mamoneira a fungos micorrízicos arbusculares e a níveis de fósforo

Autores

  • Oswaldo Machineski Instituto Agronômico do Paraná
  • Elcio Liborio Balota Instituto Agronômico do Paraná
  • José Roberto Pinto de Souza Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n4Sup1p1855

Palavras-chave:

Nutrição, Ricinus communis L., Micorrizas, Dependência micorrízica.

Resumo

O objetivo no presente estudo foi avaliar a resposta da mamoneira inoculada com fungos micorrízicos arbusculares (FMA) e diferentes níveis de P no solo. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, em Londrina-PR, com a utilização de solo arenoso (LVd) autoclavado como substrato, em vasos com capacidade de 4 kg. Os tratamentos foram instalados em um esquema fatorial A x B, casualizados, sendo utilizado o híbrido de mamona Iris. Fator A: representado pela inoculação dos fungos micorrízicos: Controle, Gigaspora margarita, Glomus clarum, e uma mistura de espécies, e o fator B pelos cinco níveis de P (0, 20, 40, 80, 160 mg P kg solo-1), com quatro repetições. Foram avaliados: massa seca de plantas, micorrização e o teor de P na parte aérea. Houve efeito significativo da inoculação de fungos micorrizícos arbusculares na massa seca e no teor de P na parte área. A adição de doses de P influenciou de modo significativo a produção de matéria seca e os teores de P no tecido, porém diminuiu a colonização radicular e o número de esporos de FMA. A mamoneira mostrou-se dependente de FMA no solo com baixo nível de P.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Oswaldo Machineski, Instituto Agronômico do Paraná

Biólogo, MSc. em Agronomia, Instituto Agronômico do Paraná, IAPAR, Área de Solos, Laboratório de Microbiologia de Solos, Rod. Celso Garcia Cid, Km 375, Caixa Postal 481, CEP 86001-970. Londrina, PR.

Elcio Liborio Balota, Instituto Agronômico do Paraná

 Biólogo, Dr. em Agronomia, IAPAR, Área de Solos.

José Roberto Pinto de Souza, Universidade Estadual de Londrina

Eng° Agr° Prof. Dr. Deptº. de Agronomia, CCA, UEL, Londrina, PR.

Downloads

Publicado

2011-12-06

Como Citar

Machineski, O., Balota, E. L., & Souza, J. R. P. de. (2011). Resposta da mamoneira a fungos micorrízicos arbusculares e a níveis de fósforo. Semina: Ciências Agrárias, 32(4Sup1), 1855–1862. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n4Sup1p1855

Edição

Seção

Comunicações

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.