Produção de tapetes de grama Santo Agostinho submetida a doses de nitrogênio
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n5p1703Palavras-chave:
Gramado, Adubação nitrogenada, Taxa de cobertura do solo, Stenotaphrum secundatum Kuntze.Resumo
O nitrogênio é o nutriente que proporciona as maiores respostas no crescimento das gramas e a adubação nitrogenada adequada pode proporcionar a formação do tapete em menor tempo e firme para ser manuseado após a colheita. O experimento foi realizado em fazenda de produção de grama, em Itapetininga, SP, em Latossolo Vermelho distrófico de textura muito argilosa. Os tratamentos foram constituídos por cinco doses de N: 0, 150, 300, 450 e 600 kg ha-1, divididos em três aplicações. O aumento das doses de N influenciou a taxa de cobertura do solo pela grama Santo Agostinho reduzindo o tempo para formação do tapete. A concentração de N na folha e a intensidade da cor verde da grama foram influenciadas pelas doses de N, e juntamente com a taxa de cobertura verde (TCV) do solo, podem ser utilizadas para auxiliar na recomendação deste nutriente. Dose de 430 kg ha-1 de N proporcionaram a produção de tapetes de grama Santo Agostinho resistentes à colheita e ao transporte, no período de dez meses.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Leandro José Grava de Godoy, Roberto Lyra Villas Bôas, Clarice Backes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













