Análise dialélica na avaliação do potencial de híbridos de milho para a geração de populações-base para obtenção de linhagens
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n1p7Palavras-chave:
Capacidade de combinação, Dialelo, Milho híbrido, Zea mays L.Resumo
Doze híbridos comerciais de milho foram intercruzados, conforme um dialelo completo. Esses genótipos e três testemunhas foram avaliados em látice triplo na região Centro-Sul do Paraná, nos municípios de Laranjeiras do Sul, Guarapuava e Cantagalo. Os dados referentes à produção de espigas despalhadas, altura de planta e altura de espiga foram submetidos à análise dialélica conjunta, segundo o método 4 de Griffing, em que foram avaliados apenas os F1. Foi verificado efeito significativo da capacidade geral de combinação (CGC), da capacidade específica de combinação (CEC) e da interação ‘CGC x locais’ para todos os caracteres. A interação ‘CEC x locais’ foi não significativa para as características avaliadas. Os híbridos P30F53 e AS1575 apresentaram estimativas positivas e elevadas da CGC para peso de espigas despalhadas e alta produtividade, mostrando-se promissores para geração de populações com bom potencial para obtenção de linhagens superiores no melhoramento intrapopulacional. Os híbridos P30F44 e 2B688 apresentam potencial para a geração de populações para melhoramento interpopulacional, pois apresentaram elevada média da produtividade de espigas despalhadas, estimativas positivas da CGC e da CEC, além de estimativas favoráveis para altura de espiga.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.