Variação sazonal da concentração de nutrientes em folhas de bananeiras, no Vale do Ribeira-SP
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n4p1367Palavras-chave:
Adubação, Estado nutricional, Banana, Musa sp.Resumo
O Vale do Ribeira, SP, tem como principal atividade agropecuária o cultivo da bananeira, sendo responsável pela maior parte da produção dessa frutífera no estado de São Paulo. O equilíbrio nutricional da planta é um dos fatores mais importantes para que esta consiga completar o ciclo e alcançar alta produtividade. Com o objetivo de avaliar a variação sazonal da concentração foliar de nutrientes em bananeiras cultivadas no Vale do Ribeira-SP, foram utilizados 252 resultados de análise química de nutrientes do tecido vegetal, coletados no período de agosto de 2009 a setembro de 2010, de 18 propriedades representativas na região, dez cultivadas com bananeira do subgrupo Cavendish e oito do subgrupo Prata. A maior variação entre os macronutrientes ocorreu para o K e o S e entre os micronutrientes, principalmente, para o Fe e o B. Em algumas datas da avaliação, houve maior concentração foliar de P, K, Ca e Zn, nas bananeiras do subgrupo Cavendish, enquanto as bananeiras do subgrupo Prata apresentaram maior concentração foliar, principalmente, de Mn, B e N. As condições climáticas, principalmente a chuva, influenciaram as concentrações foliares de nutrientes, com destaque para o K, N, S, B e Fe.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.