Reação de genótipos de milho à mancha ocular causada por Kabatiella zeae
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n4p1315Palavras-chave:
Doenças do milho, Resistência genética.Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar a reação de genótipos de milho quanto à mancha ocular causada por Kabatiella zeae sob condições naturais de infecção. Os ensaios foram instalados na safra 2006/2007, no município de Pato Branco, PR, com 33 híbridos e com duas épocas de semeadura, dia 13/10 e 27/12/2006, respectivamente; e na safra 2007/2008, no mesmo município, com 10 híbridos e com duas épocas de semeadura, dia 20/10 e 12/11/2007, respectivamente e no município de Palma Sola, SC, com oito híbridos e com uma época de semeadura, dia 30/09/2007. A intensidade da doença foi determinada pela avaliação de severidade em todos os híbridos de milho, em diferentes estádios de desenvolvimento. As reações de milho observadas permitem separar estatisticamente genótipos com diferentes níveis de resistência à mancha ocular. Os híbridos AG 9020 e SPRINT apresentaram maior suscetibilidade à doença, e AS 1565 e DKB 234, maior resistência, repetindo este comportamento nos dois anos e épocas de cultivo. Concluiu-se que a variação na suscetibilidade à mancha ocular entre os híbridos de milho testados, pode ter sido influenciada pelas condições ambientais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.