Distribuição do sistema radicular de porta-enxertos sob laranjeira ‘Folha Murcha’ em clima subtropical
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n3p921Palavras-chave:
Citrus sinensis, Raízes, Método do trado.Resumo
Objetivou-se estudar a distribuição do sistema radicular dos limoeiros ‘Cravo’ (Citrus limonia Osbeck) e ‘Rugoso da África’ (Citrus jambluri Lush.), tangerineira ‘Cleópatra’ (Citrus reshni Hort ex Tan.) e ‘Trifoliata’ (Poncirus trifoliata (L.) Ralf.), sob a laranjeira ‘Folha Murcha’ em clima subtropical. As amostragens foram realizadas, pelo método do trado, paralelamente à linha de plantio (entre plantas) a 0,5; 1,0; 1,5 e 2,0 m de distância do tronco e perpendicularmente à linha de plantio (entrelinhas) a 0,5; 1,0; 1,5; 2,0; 2,5; 3,0 e 3,5 m de distância do tronco. Essas amostras foram estratificadas em 0 – 0,1; 0,1 – 0,2; 0,2 – 0,4; 0,4 – 0,6 m de profundidade. Foram determinadas: massa seca, profundidade e distâncias efetivas do sistema radicular das plantas. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso, com quatro tratamentos e quatro repetições, com uma planta por parcela. A tangerineira ‘Cleópatra’ apresentou maior massa total de raízes a 2,0, 2,5 e 3,0 m de distância do tronco na entrelinha e nas camadas superficiais dos seguintes locais de amostragem: 0,5 e 1,0 m de distância do tronco no sentido da linha e 1,5 e 2,0 m de distância do tronco no sentido da entrelinha. O limoeiro ‘Rugoso da África’ apresentou maior profundidade efetiva das raízes na linha de plantio.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.