Estudo da composição e do rendimento do óleo essencial de tomilho (Thymus vulgaris L.)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n3p683Palavras-chave:
Óleos essenciais, Thymus vulgaris L., HidrodestilaçãoResumo
Embora extraído de uma mesma espécie vegetal, o rendimento e a composição química de um óleo essencial pode variar, significativamente, dependendo de fatores como a época de coleta, condições climáticas e de solo. Neste trabalho foram estudados o rendimento e a composição do óleo essencial de tomilho Thymus vulgaris L. cultivados na região de Curitiba – PR. O método de hidrodestilação em aparelho de Clevenger foi utilizado para a extração do óleo essencial das partes aéreas da planta fresca nos tempos de 1, 2 e 3 h. A identificação e a quantificação dos compostos foram efetuadas através de cromatografia gasosa e espectrometria de massas. Um total de 33 compostos foram identificados e quantificados. Dentre estes os majoritários foram timol, p-cimeno, carvacrol, ?-terpineno, linalol e borneol. O melhor tempo de extração para o rendimento do óleo essencial foi de 3 h.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.