Capacidade combinatória e efeito recíproco em características agronômicas do feijão

Autores

  • Joana Neres da Cruz Baldissera Universidade Estadual de Maringá
  • Giseli Valentini Universidade Estadual de Maringá
  • Marlon Mathias Dacal Coan Universidade Estadual de Maringá
  • Carmelice Boff de Almeida Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Altamir Frederico Guidolin Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Jefferson Luís Meirelles Coimbra Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n2p471

Palavras-chave:

Dialelo desbalanceado, Dialell05SAS, Phaseolus vulgaris L.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar a capacidade geral de combinação dos genitores envolvidos nos cruzamentos e a capacidade específica de combinação dos híbridos, bem como o efeito recíproco em relação as características agronômicas em feijoeiro. Inicialmente foram realizados os cruzamentos dialélicos, intercruzando os seis genitores: Xan 159, Pérola, BAF 63, IPR Uirapuru, BRS Supremo, BRS Valente, gerando trinta e seis combinações. As sementes F1 juntamente com os genitores foram levadas a campo em delineamento inteiramente casualizado com duas repetições, sendo que cada planta foi considerada uma unidade de observação, em que ocorre número desigual de plantas nas diferentes combinações híbridas. As plantas foram avaliadas quanto aos seis caracteres (ciclo, estatura de planta, inserção do primeiro legume, diâmetro do caule, número de legumes por planta e número de grãos por legume), sendo posteriormente realizadas as análises estatísticas utilizando o Método I de Griffing. Em relação à capacidade geral de combinação a cultivar Pérola é considerada promissora para o Planalto Catarinense. Com base na capacidade específica as melhores combinações foram Xan 159 x BRS Supremo, Xan 159 x BRS Valente, Pérola x BAF 63, BAF 63 x IPR Uirapuru e BAF 63 x BRS Valente. Os valores para o efeito recíproco também foram significativos indicando que existe a presença de efeito citoplasmático e de genes nucleares do genitor feminino nos caracteres avaliados. O genótipo indicado como um bom genitor feminino e masculino com base no efeito recíproco é o acesso BAF 63, quando se deseja aumentar EST e NLP. A linhagem Xan 159 foi promissora quando utilizada como genitor feminino para incrementar Ciclo, EST, IPL, DC, NLP e NGL. As cultivares BRS Valente e IPR Uirapuru são indicadas como genitores masculinos para proporcionar um aumento do Ciclo, EST, IPL, DC, NLP e NGL.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Joana Neres da Cruz Baldissera, Universidade Estadual de Maringá

Pós-graduando do curso de Doutorado em Genética e Melhoramento da Universidade Estadual de Maringá, UEM. Av. Colombo, 5.790 Jd. Universitário, CEP 87020-900, Maringá, PR.

Giseli Valentini, Universidade Estadual de Maringá

Pós-graduando do curso de Doutorado em Genética e Melhoramento da Universidade Estadual de Maringá, UEM. Av. Colombo, 5.790 Jd. Universitário, CEP 87020-900, Maringá, PR.

Marlon Mathias Dacal Coan, Universidade Estadual de Maringá

Pós-graduando do curso de Mestrado em Genética e Melhoramento da UEM, Maringá, PR.

Carmelice Boff de Almeida, Universidade do Estado de Santa Catarina

Pós-graduando do curso de Mestrado em Produção Vegetal da Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC/CAV. Av. Luiz de Camões, 2090, Bairro Conta Dinheiro, Caixa Postal 281, CEP 88520-000. Lages, SC.

Altamir Frederico Guidolin, Universidade do Estado de Santa Catarina

Prof. Adjunto do CAV/UDESC, Deptº de Agronomia, Instituto de Melhoramento e Genética Molecular da UDESC, IMEGEM. Programa de Pós Graduação em Produção Vegetal. UDESC/CAV, Lages, SC.

Jefferson Luís Meirelles Coimbra, Universidade do Estado de Santa Catarina

Prof. Adjunto do CAV/UDESC, Deptº de Agronomia, Instituto de Melhoramento e Genética Molecular da UDESC, IMEGEM. Programa de Pós Graduação em Produção Vegetal. UDESC/CAV, Lages, SC.

Downloads

Publicado

2012-05-15

Como Citar

Baldissera, J. N. da C., Valentini, G., Coan, M. M. D., Almeida, C. B. de, Guidolin, A. F., & Coimbra, J. L. M. (2012). Capacidade combinatória e efeito recíproco em características agronômicas do feijão. Semina: Ciências Agrárias, 33(2), 471–480. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n2p471

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)