Capacidade combinatória e efeito recíproco em características agronômicas do feijão
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n2p471Palavras-chave:
Dialelo desbalanceado, Dialell05SAS, Phaseolus vulgaris L.Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar a capacidade geral de combinação dos genitores envolvidos nos cruzamentos e a capacidade específica de combinação dos híbridos, bem como o efeito recíproco em relação as características agronômicas em feijoeiro. Inicialmente foram realizados os cruzamentos dialélicos, intercruzando os seis genitores: Xan 159, Pérola, BAF 63, IPR Uirapuru, BRS Supremo, BRS Valente, gerando trinta e seis combinações. As sementes F1 juntamente com os genitores foram levadas a campo em delineamento inteiramente casualizado com duas repetições, sendo que cada planta foi considerada uma unidade de observação, em que ocorre número desigual de plantas nas diferentes combinações híbridas. As plantas foram avaliadas quanto aos seis caracteres (ciclo, estatura de planta, inserção do primeiro legume, diâmetro do caule, número de legumes por planta e número de grãos por legume), sendo posteriormente realizadas as análises estatísticas utilizando o Método I de Griffing. Em relação à capacidade geral de combinação a cultivar Pérola é considerada promissora para o Planalto Catarinense. Com base na capacidade específica as melhores combinações foram Xan 159 x BRS Supremo, Xan 159 x BRS Valente, Pérola x BAF 63, BAF 63 x IPR Uirapuru e BAF 63 x BRS Valente. Os valores para o efeito recíproco também foram significativos indicando que existe a presença de efeito citoplasmático e de genes nucleares do genitor feminino nos caracteres avaliados. O genótipo indicado como um bom genitor feminino e masculino com base no efeito recíproco é o acesso BAF 63, quando se deseja aumentar EST e NLP. A linhagem Xan 159 foi promissora quando utilizada como genitor feminino para incrementar Ciclo, EST, IPL, DC, NLP e NGL. As cultivares BRS Valente e IPR Uirapuru são indicadas como genitores masculinos para proporcionar um aumento do Ciclo, EST, IPL, DC, NLP e NGL.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.