Erro experimental em marcadores AFLP: consequências e estimativas
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n1p87Palavras-chave:
Oryza sativa L., Coeficiente de dissimilaridade, Repetibilidade Mahalanobis.Resumo
O objetivo deste trabalho foi estimar e comparar os coeficientes de dissimilaridades de DICE por meio da estimativa do erro experimental, proveniente da utilização de repetições, que foram compostas por bulks de plantas e, comparar tanto estas estimativas entre si e com a estimativa da dissimilaridade genética baseada em caracteres agronômicos avaliados por meio da experimentação a campo. A estimativa deste coeficiente pode se tornar mais confiável e robusta com a utilização de repetições nas análises moleculares. O uso de repetições em análises moleculares favorece tanto os testes de hipóteses quanto a avaliação dos contrastes de interesse. A associação entre as medidas avaliadas (genética e morfológica), com base na utilização de dados moleculares versus morfológicos evidenciou 80% de concordância nos valores estimados, (P < 0,05) quando foram utilizadas as repetições, na análise molecular. Desta forma, fica evidente que o emprego de repetições em análises moleculares, além de fornecer uma estimativa do erro experimental, propicia um ganho imediato por meio dos testes de hipóteses; podendo incrementar desta maneira tanto a confiabilidade das estimativas dos parâmetros genéticos, como por exemplo, a repetibilidade, quanto à concordância dos valores de laboratório e de experimentos de campo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.