Correlação fenotípica entre componentes do rendimento de grãos de feijão comum (Phaseolus vulgaris L.)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n4p1263Palavras-chave:
Phaseolus vulgaris L., Potencial produtivo, Análise de trilha.Resumo
O objetivo deste trabalho foi identificar qual é o componente principal do rendimento de grãos de feijão comum que apresenta menor sensibilidade ao efeito do ambiente, e que propicia maior consistência na expressão dos resultados, quando avaliados em diferentes locais. Os dados experimentais utilizados nas análises são provenientes de Ensaio de Valor cultivo e Uso (VCU) conduzidos nos municípios de Lages e de Chapecó. Os caracteres observados foram estande final de plantas; número de legumes por planta; número de grãos por legume; massa de 1.000 grãos e rendimento total de grãos em kg ha-1. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso, com quatro repetições. As estimativas das correlações fenotípicas foram obtidas pelo método proposto por STEEL e TORRIE e particionadas em efeitos diretos e indiretos mediante a análise de trilha. Correlação inversa foi obtida para os caracteres massa de 1.000 grãos e número de grão por legume, revelando que os mesmos devem ser selecionados conjuntamente para obter ganho no caráter rendimento de grãos. Quando a seleção tem por objetivo aumentar o rendimento de grãos, para as condições ambientais de Chapecó a característica massa de 1.000 grãos pode ser utilizada, enquanto que em Lages o mais apropriado é utilizar o caractere número de legume por planta, pois apresentam consistência e estabilidade no desdobramento dos coeficientes de trilha.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.