Divergência genética entre acessos de mamoeiro por meio de variáveis morfoagronômicas
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n1p131Palavras-chave:
Carica papaya L., Análise combinada, Banco de germoplasma, Algoritmo de Gower.Resumo
O presente trabalho teve como objetivo quantificar a variabilidade genética entre 46 acessos de mamoeiro dos grupos Solo e Formosa utilizando 19 variáveis morfoagronômicas separadamente e em conjunto, e verificar a eficiência da análise conjunta no estudo da diversidade genética. O experimento foi conduzido em três épocas distintas (maio e agosto de 2007, e novembro de 2008), no município de Linhares-ES, utilizando-se delineamento em blocos casualizados, com duas repetições e 20 plantas por parcela em fileira dupla. As características quantitativas foram submetidas à análise de variância e posteriormente, utilizadas para estimar a distância de Mahalanobis, enquanto para os descritores qualitativos utilizou-se o coeficiente de coincidência simples. A análise conjunta das variáveis quantitativas e qualitativas foi estimada com base no algoritmo de Gower. As matrizes de distâncias foram comparadas usando a correlação de Mantel com 1000 permutações. Posteriormente, foi realizado o agrupamento dos acessos pelo método UPGMA. Embora tenha sido constituído número igual de grupos (sete), os dois tipos de variáveis separadamente ou em conjunto não possibilitaram a formação de agrupamentos consideravelmente semelhantes para o grupo Formosa. Ao contrário, os acessos do grupo heterótico Solo ficaram alocados praticamente no grupo I em relação a todos os métodos de distância. O agrupamento formado pelos dados em conjunto proporcionou maior disjunção dos genótipos, decorrente de maior homogeneidade dentro dos grupos e heterogeneidade entre os grupos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Silvana Silva Red Quintal, Alexandre Pio Viana, Leandro Simões Azeredo Gonçalves, Messias Gonzaga Pereira, Antonio Teixeira do Amaral Júnior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













