Configurações de semeadura e produção e qualidade da fibra do algodoeiro
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n4Sup1p1709Palavras-chave:
Gossypium hirsutum, Produtividade, Tecnologia têxtil.Resumo
Foram avaliadas em dois locais, a produção e a qualidade da fibra da cultivar IAC 23 de algodoeiro em espaçamentos ultra-adensado, adensado e convencional entre linhas, variando o número de plantas por metro linear. Os experimentos foram conduzidos, em Piracicaba – SP e em Campinas – SP, ambos no ano agrícola 2001/02. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso, em esquema fatorial, com quatro repetições, sendo três espaçamentos entre linhas: 0,38m (super adensado); 0,76m (adensado) e 0,95m (convencional) e quatro densidades (5, 8, 11 e 14 plantas por metro linear). Em Piracicaba, a produção de algodão em caroço foi de 12% e 8,4 % maior nos espaçamentos ultra-adensado e adensado, respectivamente, quando comparados ao convencional. No espaçamento ultra-adensado com menor número de plantas na linha, a produção de algodão em caroço foi de 29,2% e 22,3% superior, respectivamente, às produções dos espaçamentos adensado e convencional na mesma densidade de plantas na linha. Quanto menor o espaçamento e maior a densidade de plantas na linha, menor o número de capulhos por planta nos dois locais. Os caracteres agronômicos de laboratório e as características tecnológicas da fibra não foram alteradas nas populações de plantas estudadas nos dois ambientes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.