Efeito alelopático de extratos aquosos de Eucalyptus globulus Labill. e de Casearia sylvestris Sw. sobre espécies cultivadas
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n4p1361Palavras-chave:
Alelopatia, Germinação, Crescimento, Eucalyptus globules, Casearia sylvestris.Resumo
A alelopatia caracteriza-se pelos efeitos danosos ou benéficos que metabólitos secundários produzidos por plantas, microrganismos ou fungos liberados no ambiente exercem sobre o desenvolvimento de sistemas biológicos naturais ou implantados. O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito alelopático de extratos aquosos de eucalipto (Eucalyptus globulus Labill.) e guaçatonga (Casearia sylvestris Sw.) na germinação e no crescimento inicial de mostarda (Brassica campestris L.), repolho (Brassica oleracea L. cv. capitata), brócolis (Brassica oleracea L. cv. italica), couve (Brassica pekinensis L.), alface (Lactuca sativa L. cv. grand rapids), tomate (Lycopersicum esculentum Miller), nabo (Brassica rapa L.), rúcula (Eruca sativa L.) e rabanete (Raphanus sativus L.). Foram testadas seis concentrações de cada extrato aquoso (10, 30, 50, 70, 90 e 100%) e comparadas com controle (água destilada), com cinco repetições cada, sendo distribuídas dez sementes das espécies cultivadas em cada repetição. Os extratos aquosos de E. globulus e C. sylvestris reduziram significativamente o percentual de germinação das sementes, o índice de velocidade de germinação, o crescimento inicial da parte aérea e do sistema radicular de todas as espécies cultivadas, com redução nestes parâmetros com aumento das concentrações utilizadas e, acarretando raízes mais espessas, atrofiadas e com maior número de pêlos absorventes. Assim, os resultados indicam a existência de potencial alelopático de E. globulus e C. sylvestris.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.