Aspectos da relação desenvolvimento pré-natal sobre o peso ao nascimento e o crescimento pós-natal em suínos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.1999v20n1p16Palavras-chave:
Suínos, Músculo, Crescimento, Peso ao nascer.Resumo
O peso ao nascimento para a espécie suína tem sido considerado um importante parâmetro para o desenvolvimento posterior. Entretanto, alguns estudos têm indicado que o peso ao nascer passa a ser relativo em detrimento do número de fibras musculares presentes no recém-nato. Considerando o tecido muscular, o desenvolvimento pós-natal decorre da hiperplasia dessas células, pré-formadas através de um processo de hipertrofia durante a gestação. A manipulação hipertrófica do tecido muscular fetal (células musculares secundárias), principalmente através de recursos nutricionais, apresenta-se como viável. Neste sentido, esta revisão tem por objetivo abordar os recursos de promoção muscular fetal e verificar este efeito sobre a performance futura do animal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.