Efeito do óleo de soja e da soja integral tostada em rações de frangos de corte
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.1999v20n1p31Palavras-chave:
Fatorantitríptico, Urease, Desempenho, Carcaça, Grão de soja.Resumo
Os objetivos deste trabalho foram estudar os efeitos da inclusão do óleo de soja e da soja integral tostada na ração, sobre o desempenho de frangos de corte. Em um delineamento inteiramente casualisado foram utilizados 924 pintos de um dia de idade (cobb), criados em 28 boxes, contendo 33 frangos cada, alimentados com sete rações experimentais, com quatro repetições cada uma, sendo duas por cada sexo. As rações experimentais consistiram de uma ração testemunha positiva, contendo milho, farelo de soja e óleo de soja, de uma testemunha negativa contendo milho e farelo de soja sem adição de óleo e de mais cinco rações onde houve a inclusão de 7, 14,21,28 e 35% de soja integral tostada na ração testemunha negativa. Verificou-se que a ração testemunha positiva proporcionou maior ganho de peso (P<0,01) que a testemunha negativa aos 20 dias de idade (587gvs556g), melhor conversão alimentar (P<0,05) aos 41 (1,94 vs 2,03) e aos 48 dias de idade (2,07vs2,16) (P<0,01). Para os níveis de inclusão da soja integral tostada, observou-se resposta quadrática (P<0,05) para ganho de peso e para eficiência da utilização da energia aos 20 dias de idade, melhora linear (P<0,05) na conversão alimentar aos 20,41 e 48 dias de idade, piora linear (P<0,05) na eficiência do uso da energia aos 41 e 48 dias de idade, não sendo observados efeitos sobre as demais características estudadas. De acordo com os resultados obtidos, conclui-se que, nas condições em que este experimento foi conduzido, há vantagens no uso de óleo de soja e na inclusão de até 35% de soja integral tostada na ração dos frangos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.