Micotoxinas e metabólitos bioativos de Fusarium: perspectiva de sua importância para o Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.1994v15n1p74Palavras-chave:
Fusarium, Tricotecenos, Zearalenona, Fumonisina, F. nionilifonne.Resumo
Fusarium sp, fungo amplamente distribuído na natureza, desempenha papel de destaque na intoxicação humana e animal devido a produção de micotoxinas. Por outro lado, linhagens deste fungo são também capazes de produzir metabólitos bioativos com boa perspectiva de aplicação em biotecnologia. Esta revisão discute sobre as toxinas zearalenona, tricotecenos e outras toxinas de Fusarium, recentemente caracterizadas denominadas de inoniliforrnina, fusarina eprincipalmente fumonisina; a importância destas toxinas na micotoxicose animal; o perigo de contaminação do homem com estas toxinas; assim como o potencial do Brasil na utilização de produtos bioativos obtidos de Fusarium sp.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.