Desempenho da cultura do milho implantada sobre resíduos culturais de leguminosas de verão em sistema plantio direto
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n4p1287Palavras-chave:
Rotação de culturas, Adubação verde, Safrinha.Resumo
O sistema plantio direto é o sistema agrícola mais próximo da sustentabilidade e com menor impacto ambiental. A rotação de culturas, em sua forma correta, inclui a utilização de adubação verde; e as leguminosas são inseridas neste sistema por trazerem uma série de benefícios. Neste contexto, o presente estudo testou plantas leguminosas como cobertura do solo em sistema plantio direto sobre o crescimento, produtividade e qualidade de sementes de milho, visando alternativas que contribuam para a sustentabilidade do agroecossistema e permitam a adoção racional da adubação verde em unidades de produção. O experimento foi realizado em campo, com as espécies leguminosas feijão guandu anão, mucuna anã e estilosantes, semeadas em outubro de 2007 em parcelas de 4x5 m, com cinco repetições. Aos 90 dias após a semeadura as plantas de cobertura foram roçadas e o milho semeado sobre os resíduos 15 dias após o manejo. Foram realizadas avaliações da estatura das plantas durante o desenvolvimento da cultura produtividade de grãos e qualidade fisiológica de sementes. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado e as médias foram comparadas por Scott-Knott a 5% de significância. Aos 60 dias após a semeadura da cultura do milho, os tratamentos com mucuna anã e feijão guandu anão resultaram em maiores alturas de plantas. Nos demais parâmetros analisados os tratamentos não diferiram, demonstrando que estes não interferem sobre a cultura do milho, sendo alternativa para o manejo integrado de espécies na prática de adubação verde de verão e rotação de cultura no sistema plantio.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.