Sarcocistose em bovinos abatidos em Londrina – Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.1989v10n1p27Palavras-chave:
Sarcocystis cruzi, Sarcocitose bovina, Coração.Resumo
Estudou-se a frequência de Sarcocystis em corações, de 130 bovinos abatidos em matadouro em Londrina - PR. As amostras de miocárdio foram examinadas após digestão em solução de pépsina e cortes histológicos cotados pela Hematoxilina - Eosina. O exame após digestão em solução de pepsina revelou a presença de Sarcocystis na forma de bradizoitas (X = 13,3 x 4,1 m), nos 130 (100%) animais examinados. Nos cortes histológicos detectou-se a presença de cistos de Sarcocystis em 126 (% 96,9%) animais, cistos estes de parede lisa e delgada (< 0,8 um) identificados como pertencentes a espécie S. cruzi. Não se registrou a presença em nenhuma das amostras das espécies S. hirsuta e S. hominis. Os cistos observados foram sempre microscópicos (X = 127,3 x 44,2 um) e não apresentaram reações inflamatórias ao seu redor, detectou-se apenas a presença de focos de leves infiltrações de mononucleares em 28 (22,5%) animais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.