Diferentes tipos de poda na produção da videira cv. bordô
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n4Sup1p1203Palavras-chave:
Número de cachos, Vitis sppResumo
Este experimento foi realizado em um vinhedo localizado na região Centro - Sul do Estado Paraná, com o objetivo de avaliar diferentes tipos de poda na cultura da videira cv. Bordô na safra 2007/08. Foram utilizadas plantas com 6 anos de idade, conduzidas no sistema latada e espaçadas 3,0 x 1,0 m. As videiras foram submetidas aos tratamentos de poda esporonada (esporões com duas a três gemas), poda longa (varas de cinco a seis gemas) e poda mista (esporões e varas). As variáveis avaliadas foram: número de cachos por planta, produção por planta e massa média dos cachos. Observou-se que em relação ao número de cachos por planta houve diferenças significativas somente para poda longa em relação às demais, assim como para massa média dos cachos. Em relação à produção por planta houve diferença significativa entre todos os tratamentos sendo que a poda longa apresentou maior produção por planta, chegando a ser aproximadamente três vezes maior que a produção da poda esporonada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Marcelo Barbosa Malgarim, Ana Paua Afinovicz, Maria Denise Euleuterio, Fernando Filus Pirein, Joyce Soares Dias, Marcello Sozim

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













