Substratos alternativos ao xaxim no cultivo do híbrido primário Miltonia regnellii Rchb. f. X Oncidium concolor Hook. (Orchidaceae)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n4Sup1p1035Palavras-chave:
Orquídeas, floricultura, Dicksonia sellowiana Hook, PreservaçãoResumo
O presente trabalho teve como objetivo avaliar substratos alternativos ao xaxim, no desenvolvimento vegetativo e radicular de plantas aclimatizadas do híbrido primário de orquídea Miltonia regnellii Rchb. f. X Oncidium concolor Hook. Mudas com aproximadamente oito meses, obtidas por propagação in vitro e com altura média 6,4 ± 0,5 cm, foram cultivadas em casa de vegetação com 60% de sombreamento em vasos de polipropileno número um, contendo os seguintes substratos: XD= xaxim desfibrado (controle); PBC= pó de bagaço de cana-de-açúcar; PBC:I= pó de bagaço de cana-de-açúcar: isopor picado (1:1, v:v); PBC:E= pó de bagaço de cana-de-açúcar: esfagno (1:1, v:v); PBC:CP= pó de bagaço de cana-de-açúcar: casca de pínus (1:1, v:v); PC= pó de coco e PBC:PC= pó de bagaço de cana-de-açúcar: pó de coco (1:1, v:v). O delineamento experimental utilizado foi de blocos casualizados com 10 plantas por tratamento. As variáveis avaliadas após 12 meses do início do experimento foram: altura da parte aérea (APA), comprimento do maior pseudobulbo (CMP), diâmetro do maior pseudobulbo (DMP), comprimento da maior raiz (CMR), número de raízes (NR), número de brotos (NB), massa fresca total (MFT) e pH do substrato. Todos os substratos avaliados, com exceção do pó de bagaço de cana-de-açúcar: esfagno podem ser utilizados como substitutos ao xaxim no cultivo do híbrido Miltonia regnellii Rchb. f. X Oncidium concolor Hook.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.