Distâncias genéticas entre genótipos de batata a partir de dados morfológicos, moleculares e genealógicos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n4Sup1p983Palavras-chave:
Solanum tuberosum L, genealogia, AFLP, Análise de dissimilaridadeResumo
O objetivo do trabalho foi comparar estimativas de distância genética entre genótipos de batata usando dados genealógicos, morfológicos, moleculares e conjuntamente, dados morfológicos e moleculares. Os trabalhos foram realizados na Embrapa Clima Temperado e na UFPel/FAEM/Laboratório de Genômica e Fitomelhoramento. Foi avaliado um conjunto de 13 cultivares e clones elite, componentes do Banco Ativo de Germoplasma de Batata da Embrapa Clima Temperado. Os experimentos de campo foram realizados nas primaveras de 1999, 2000, 2001, 2002 e 2003, em parcelas únicas de 20 plantas, espaçadas 0,30m entre plantas e 0,80m entre fileiras. Os genótipos foram avaliados em relação a 33 caracteres morfológicos de planta e tubérculo e analisados molecularmente usando marcadores AFLP. A análise de variância, considerando ano como repetição, não revelou diferenças significativas somente em relação à largura dos folíolos, frequência de flores, pigmentação do pedúnculo e aspecto do ápice. Apenas a correlação entre matrizes de dissimilaridade conjunta (morfológico e molecular) e molecular foi significativa. Portanto, todas as estimativas de distância genética entre genitores de batata deveriam ser consideradas no plano de cruzamentos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Giovani Olegário da Silva, Arione da Silva Pereira, Velci Queiroz de Souza, Caroline Marques Castro, Fernando Irajá Félix de Carvalho, Eduardo Alano Vieira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













