Avaliação do estado nutricional de cálcio e fósforo em bovinos por meio da análise bioquímica da urina
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.1992v13n1p56Palavras-chave:
Bovinos, Calcio e Fósforo sérico, Cálcio e Fósforo urinário, Desequilíbrios minerais.Resumo
O objetivo deste trabalho foi o de avaliar os desequilíbrios minerais através da análise bioquímica da urina. Foram utilizados dois grupos de animais, o primeiro composto por vinte fêmeas de bovinos adultos que recebiam nutrição mineral adequada 0 0 segundo por vinte fêmeas de bovinos adultos com deficiência e ou desequilíbrio mineral. A análise sérica de cálcio e fósforo não demonstrou diferença significativa entre os dois grupos de animais. A média obtida para o cálcio e fósforo sérico, no primeiro grupo foi de 10,10 ± 4,0 mg/dl e 5,13 ± 1,48 mg/dl, respectivamente e para o segundo grupo foi de 11,24 ± 1,64 mg/dl e 4,90 ± 2,10 mg/dl, respectivamente. Através da análise bioquímica da urina obtendo-se valores para o "clearance" renal de cálcio e fósforo, observamos que os animais do segundo grupo apresentaram um aumento da excreção renal de fósforo, demonstrando estar ocorrendo um desequilíbrio mineral. Os valores obtidos para o "clearence" de cálcio e fósforo, no grupo de animais com nutrição mineral adequada, foram de 2,30 ± 1,84% e 0,97 ± 0,78%, respectivamente. Os valores do "clearance" de cálcio e fósforo, no grupo de animais com desequilíbrio mineral, foram de 2,06 ± 0,76% e 1,75 ± 1,08%, respectivamente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.