Controle biológico de Rhizoctonia solani por Trichoderma spp. e Pseudomonas ssp fluorescente em tomateiro (Lycopersicon esculentum L.)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.1993v14n1p19Palavras-chave:
Trichoderma spp., Pseudomonas spp., Rhizoctonia solani, Lycopersicon esculentum, tratamento de sementes e controle biológico.Resumo
Três isolados de Pseudomonas spp. fluorescentes e dois de Trichoderma spp. foram selecionados in vitro pelo seu potencial de biocontrole de Rhizoctonia solani. Semente de tomateiro Lycopersicon esculentum L., cv. AGROCICA 33, tratadas por imersão nas suspensões dessas bactérias (1 x lO8ufc/ml) e fungos (2 x 106 esporos/ml), quando semeadas em solo não esterilizado, previamente infestado com R. solani, mostraram aumento significativo na emergência e peso das plantas e diminuição significativa em damping-off. Entretanto nenhum agente biocontrolador foi superior ao tratamento químico em todos os parâmetros avaliados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.