Análise da eficiência do sistema de pasteurização do leite pós-embalagem na região norte do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.1995v16n1p141Palavras-chave:
Leite, Pasteurização.Resumo
Este trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência do sistema de pasteurização de leite pós-embalagem, sendo realizado em propriedade de um município da região Norte do Paraná. Foram colhidas seis amostras, uma vez por semana (três antes de pasteurizar e três após pasteurização), por dez semanas consecutivas, totalizando sessenta amostras. As análises físico-químicos e microbiológicas foram realizadas segundo o Laboratório Nacional de Referência Animal (LANARA). Os resultados das análises demonstraram redução do número de microrganismos indicando eficiência de 99,96%. No entanto, o sistema de aquecimento mostrou-se instável não permitindo homogeneidade de calor. As amostras de um mesmo lote variaram sensivelmente na percentagem de gordura e consequentemente na densidade e extrato seco total.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.