Efeito de doses de calcário e boro mo crescimento do girassol (helianthus annuus l.).
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.1999v20n1p64Palavras-chave:
Girassol, Nutrição mineral, Ca, Bo.Resumo
Poucos são os estudos sobre as exigências nutricionais da planta de girassol. Em razão de sua exigência a esse micronutriente, o girassol é uma forte indicadora de deficiência de boro no solo. Com o objetivo de avaliar o efeito de diferentes doses de calcário e de boro na produção de matéria seca do girassol foi realizado um estudo em casa de vegetação. A correção do pH do solo foi realizada com minercaf nas seguintes dosagens 75% (O t/ha), 40% (1t/ha), 60% (2t/ha) e 80% (3t/ha) de saturação por bases e as doses de boro (ácido borico) foram 0,1 e 2 mg dm3. Após 33 dias do plantio foram colhidas as partes aéreas das plantas que foram secas em estufa e posteriormente pesadas. A elevação da saturação por bases do solo para 40% resultou em maior acúmulo de matéria seca. O nível de boro a 1 mg dm3 proporcionou maior valor de matéria seca diferindo significativamente do rendimento do girassol na ausência de boro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.