Avaliação da qualidade do leite cru comercializado em Cornélio Procópio, Paraná. Controle do consumo e da comercialização
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.1999v20n1p12Palavras-chave:
Leite, Leite cru, Leite pasteurizado, Saúde pública.Resumo
O comércio clandestino de leite cru representa uma importante questão de saúde pública. Com o objetivo de coibir a atividade, conscientizar a população sobre os riscos do consumo o apresentar alternativas para adequar os produtores, foi realizada na cidade do Comélio Procópio, região norte do Estado do Paraná, Brasil, a campanha "Leite Pasteurizado é Saúde" envolvendo diversos órgãos estaduais e municipais, inicialmente avaliou-se a qualidade do leite cru comercializado na cidade a partir de análises das características físico-químicas e microbiológicas de 42 amostras. As amostras foram coibidas pela Vigilância Sanitária do município e enviadas ao Laboratório de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Universidade Estadual do Londrina. As análises revelaram que 100%. das amostras apresentaram sedimentação insatisfatória. 21 (61,64%) grau de acidez alterado e 18 (42,85"%) índice crioscópico alterado, indicando adulteração com água. Utilizando como parâmetro o padrão microbiológico para o leite tipo C, determinado pela portaria n" 451 de 19 de Setembro de 1997 do Ministério da Saúde, foram encontradas 25 (59,52%) amostras com contagem de mesófilos acima do permitido, 42 (100%) amostras com presença de coilformes totais acima de 10/ml e 34 (80,95%) com presença de coliformes fecais acima de 2/ml. O Ring-test revelou a presença de anticorpos contra brucelose em 2 (4,76%) amostras. A partir desses resultados, órgãos públicos e veículos de comunicação iniciaram a campanha que consistiu das seguintes etapas: I- Sensibilização da população e produtores com divulgação dos resultados na imprensa; II- Palestras para todos os professores de Ciências e Biologia da rede de ensino pública e privada: e Ill- Concurso sobre o tema com todos os alunos de primeiro e segundo graus. Como consequência direta evidenciou-se uma redução no consumo que estimulou os produtores a buscarem soluções, iniciando projeto para instalação de uma usina beneficiadora de leite.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.